CENTRO DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA CELEBRA 20 ANOS APRESENTANDO RELATÓRIO SOCIAL

NOTÍCAS
Ucan
05/04/2022 15:19:10

No seu discurso, a responsável académica da UCAN recordou as bases da criação do CEIC e os seus momentos iniciais. Segundo a responsável, os relatórios do CEIC são instrumentos relevantes para políticas e intervenções públicas e contribuem para valorização do papel da UCAN no desenvolvimento social de Angola. Para a Dra. Maria Helena Miguel, todos estes resultados são fruto do esforço e dedicação pessoal de todos os investigadores que ao longo destes anos emprestaram a sua inteligência e trabalho à causa da investigação.

O Director do CEIC-UCAN, Dr. Alves da Rocha, destacou o facto de os 20 anos representar um percurso de resistência e resiliência, mas também, um sinal claro de apoio e solidariedade interna e externa, permitindo que o trabalho de investigação continuasse. Para o académico, apesar de haver um ambiente adverso, em Angola, para o apoio à investigação, que não é vista como factor de transformação social, o empenho dos investigadores e a cooperação proporcionaram boas oportunidades de continuidade.

 No evento intervieram ainda os representantes da “Ajuda da Igreja Norueguesa”, da “Fundação Konrad Adnauer”, dos professores Braga de Macedo, Ennes Ferreira, dos investigadores do relatório social e da Ministra das Finanças, Dra. Vera Daves. Para a governante angolana, o trabalho do CEIC-UCAN tem absorvido atenção aos vários níveis para reorientar políticas e medidas. Por isso, reconheceu, publicamente, o papel do CEIC-UCAN e da universidade na promoção do desenvolvimento tecnológico e do progresso social. Vera Daves elogiou o trabalho do CEIC, incentivou para que prossiga com a sua importante missão  e agradeceu por  “serem a vela que acende tantas novas velas, trazendo nova luz e esperança renovada para todos

O CEIC-UCAN recebeu o prémio nacional de “Cultura e Artes” e internacional “Wintley Award”, pela redescoberta da Palanca Negra Gigante.

O Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da Universidade Católica de Angola (UCAN) foi criado no ano de 2002 com o objectivo de promover a investigação científica através de estudos sobre a realidade económica e social de Angola, como contributo para a desenvolvimento do pensamento académico, promoção da ciência e da reflexão e valorização do estudo das questões locais.

Ao longo de 20 anos, o CEIC-UCAN consolidou a sua missão de investigar, reflectir e propor soluções às questões económicas e sociais em Angola, privilegiando um trabalho de investigação rigoroso, indicando sempre perspectivas inclusivas de desenvolvimento social e de crescimento económico. Por este facto, o CEIC-UCAN é hoje uma grande referência em Angola, com visibilidade internacional.

Outras Notícas