CONTINUAR A MISSÃO DE FORMAR “NOVAS GERAÇÕES COMPROMETIDAS COM O BEM, O BELO, O CERTO E O JUSTO” NAS PRIORIDADES DA NOVA REITORA DA UCAN

NOTÍCAS
Ucan
05/04/2022 15:10:37

A comunidade ucaniana testemunhou hoje a sua tomada de posse. A cerimónia foi presidida pelo Arcebispo de Saurimo e Presidente da CEAST, Dom José Manuel Imbamba, acompanhado pelo Arcebispo de Luanda e Magno Chanceler da Universidade Católica de Angola, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.

 No discurso de abertura, o Magno Chanceler da UCAN, destacou que estamos no início de um novo ciclo, em que “as conquistas alcançadas (…)  são o importante incentivo para continuar a fazer o melhor, no arvorecer deste projecto como sinaliza o logotipo da universidade”. Para o responsável eclesiástico, a universidade que caminha ao ritmo do tempo ainda encara o desafio da “valorização do capital humano, urgência da transformação digital, o espírito de inovação e a sustentabilidade financeira”. Dom Filomeno Vieira Dias relembrou que o projecto educativo da UCAN é o de “gerar conhecimento aplicável, para a transformação e que deve ser densamente partilhado. Por isso, a universidade deve trabalhar com resultados, procurando alcançar a inclusão social e consolidar a qualidade do seu ensino e investigação”. À nova reitora, Dom Filomeno enderençou uma mensagem de encorajamento e gratidão, para que, através de um trabalho de equipa, prossiga com o esforços rumo ao contínuo desenvolvimento e a inovação. “Sim, rematou, a obra ainda está inacabada e o espírito de insatisfação, felizmente, nos ajuda sempre a projectar que é sempre possível fazer melhor”.

 Após intervenções do coro universitário e apresentação dos despachos de nomeação e homologação da Irmã Professora Doutora Maria da Assunção, as representantes da Associação de Estudantes da UCAN e da Liga dos Ex-estudantes da UCAN (ALUMNI), Estefânia Loureiro e Vanessa Van-Damme, respectivamente, endereçaram felicitações à nova reitora e manifestaram-se disponíveis para cooperar para identificação comum de soluções para correntes desafios para os estudantes, licenciados e sua inserção no mercado de trabalho de forma diferenciada e competitiva.

 A irmã Maria de Assunção é doutora em ciências socias pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma e até à data, era directora-geral do Instituto Superior João Paulo II – ISUP-JP II. Depois de empossada, a Magnífica Reitora, Professora Doutora irmã Maria da Assunção reconheceu que há uma expectativa social sobre a UCAN, em como deve continuar a ser “o impulso no desenvolvimento humano, sustentável e inclusivo, por via de uma formação multidisciplinar e integral que estimula atitudes éticas, humanas e cristãs, que impregnem o ser e o agir de novas gerações comprometidas com o bem, o belo, o certo e o justo (…)”. Depois de agradecer aos seus antecessores, a nova Reitora da Ucan descreveu que lhe espera uma missão “hercúlea, ingente e desafiante e que abraçamos com fé, coragem, determinação e confiança, Pois, Aquele cujo jugo é suave e a carga é leve, acreditamos, aliviará o peso das nossas jornadas.” Para a nova ocupante da reitoria, é preciso reposicionar a UCAN e por isso indicou que vai intervir no plano interno e internacional, nas áreas da investigação, inovação curricular, infraestruturas, parcerias estratégicas, sustentabilidade financeira e atenção ao capital humano.

 A cerimónia encerrou a bênção final dada por Dom José Manuel Imbamba, depois da leitura da acta e entoação do hino universitário, pelo Coro da UCAN, que actuou de forma comovente e exemplar.

 

Outras Notícas