FACULDADE DE DIREITO É DISTINGUIDA PELA REITORIA DA UCAN

NOTÍCAS
Ucan
11/01/2022 12:52:29

Os professores Adão Avelino Manuel, Alexandra Martins, António Fernandes da Costa, Aires Veloso, Justino Pinto de Andrade, Félix Vieira Lopes, Luís Bonfim, Fernando França Van-Dunen, Georgina Van-Dunen, Maria Antónia Carvalho e Maria Helena Miguel foram distinguidos com certificados de reconhecimento pelos seus mais de 20 anos de trabalho na Universidade Católica de Angola. O acto de reconhecimento ocorreu durante o tradicional “Porto de Honra”, cerimónia, tradicionalmente, realizada no final de cada ano, com objectivo de confraternizar e trocar cumprimentos de fim de ano com o corpo docente.

 

Na ocasião, o corpo reitoral atribuiu também diplomas de mérito ao Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC-UCAN), recebido pelo seu director, Dr. Alves da Rocha; à direcção da Faculdade de Direito, ao Centro de Direitos Humanos e Cidadania e ao Centro de Investigação do direito, por meio dos seus responsáveis, nomeadamente Dra. Márcia Nigiolela, Dra. Maria de Lourdes do Nascimento, Dr. Osvaldo Afonso, Dr. Wilson Adão e Dr. Benja Satula e ao Instituto  Superior de Recursos Minerais Ambiente e Tecnologias (IRMAT) por projectos e realização de actividades que elevaram o nome da UCAN. No mesmo dia, foram distinguidas com diplomas de mérito as Dras. Albertina Delgado e Alexandra Martins pelo desempenho extraordinário das suas funções administrativas.

 

Na ocasião, a Magnífica Reitora Interina, Dra. Maria Helena Miguel, endereçou uma mensagem onde destacou o fim do mandato da equipa, aproveitou reconhecer o envolvimento de todos, lamentou os quadros que se afastaram e destacou o empenho dos antigos e novos na edificação contínua da UCAN. Segundo a dirigente académica, de 2014 – 2021, a equipa reitoral que agora cessa as suas funções, travou difíceis batalhas “(…) porque coincidentes desde o início, com a crise económico-financeira em que o país mergulhou desde então, afectando tudo e todos. Mas não cruzamos os braços: sonhamos, projectamos, executamos aquilo que os sucessivos orçamentos exíguos, sustentados por propinas desajustadas, permitiram. Nessa caminhada, perdemos alguns talentos que não conseguimos reter, mas pudemos contar com aqueles que, convictos e comprometidos, ficaram. E juntos persistimos com determinação, com zelo e saber ao serviço da nossa Universidade, executando, impulsionados pela força do amor e do compromisso. Por isso, o momento é de agradecer e de reconhecer indistintamente a dedicação de todos aqueles que se mantiveram firmes e comprometidos, alguns por tantos anos quantos tem a UCAN. De modo particular, reconhecer aqueles que, com vontade, esforço e iniciativas colocaram um tijolo na edificação da UCAN”.

 

A responsável terminou desejando à nova equipa reitoral um bom início de trabalhos, enderençado palavras de encorajamento, esperança e fé no novo ano “preparemo-nos para acolher o novo ano e, com ele, a nova equipa que irá gerir os destinos desta casa, na convicção de que novos e géneros os cenários e horizontes de acção engrandecerão a nossa UCAN, com o talento e o empenho de todos, pois é juntos que fazemos a caminhada e construímos o futuro que almejamos”, rematou.

 

O Porto de Honra foi realizado no dia 17 de dezembro, no Salão Nobre, na presença da Magnífica Reitora interina, Dra. Maria Helena Miguel, do.

 

Nos dias 21 e 22 de dezembro, a Secretaria-geral e a Direcção de Recursos Humanos realizaram dois momentos de confraternização para os funcionários administrativos no Palanca e Edifício de Extensão Universitária, respectivamente. A ocasião serviu para um breve convívio entre os trabalhadores e para destacar alguns que se distinguem pelo seu empenho e conduta profissionais, nomeadamente Angelina Afonso, Filomena Tibério, Engrácia Morena, Rita Manuel, Jeanine da Silveira, Ana Lemos, Jorge António e José Amaral receberam certificados de mérito.

 

Em ambas ocasiões, o Secretário-geral da UCAN, Dr. Laurindo Miji Viagem, destacou o facto de se estar a viver e trabalhar em circunstâncias desafiantes, reconheceu que apesar das dificuldades há um empenho notável por parte de funcionários, agradeceu a dedicação de todos, enalteceu os trabalhadores distinguidos e felicitou a todos, desejando uma quadra festiva abençoada.

 

Na ocasião fez-se, também, a entrega dos certificados aos funcionários que participaram no curso de brigadista contra incêndios e emergência, realizado pela Direcção de Recursos Humanos em parceria com o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros. Neste ano, não foi realizado o "natal da criança" para os filhos dos funcionários, mas foram entregues os brinquedos aos trabalhadores, individualmente.

Outras Notícas