DIRECTORA DO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO (CIEI) LANÇA LIVRO “OS MEANDROS DA PSICANÁLISE”

NOTÍCAS
Ucan
22/09/2021 11:39:13

A cerimónia de lançamento aconteceu, de modo híbrido, no Salão Nobre e via ZOOM, foi aberta pela Decana da FCH, Dra. Anabela Loureiro. A responsável académica destacou o facto de a obra vir a contribuir na construção do pensamento científico angolano, em geral, e aumentar a bibliografia do curso de psicologia, de modo particular. A Dra. Anabela Loureiro felicitou a autora pela coragem, pela persistência, pelo exemplo e pela qualidade que confere ao sector académico da UCAN.

A obra foi prefaciada e apresentada pela Professora Doutora Ana Beatriz Freire, a partir do Brasil, que testemunhou o percurso académico da autora, enquanto estudante no Brasil e destacou a inteligência e o brilhantismo da professora Helena Veloso, na área da investigação. A académica brasileira qualificou a obra como tendo acentuado pendor científico-pedagógico, útil para auxiliar estudantes a estimular reflexões na academia. Para a Doutora Ana Beatriz Freire, a autora é cuidadosa e rigorosa ao abordar os temas do livro, de modo particular a loucura.

Por sua vez, Catarino Luamba, editor da obra, referiu o facto de este trabalho simbolizar, acima de tudo, a confiança e fé que a autora, também sua ex-professora, depositou em si ajudando a concretizar os seus projectos e sonhos profissionais.

Visivelmente emocionada, a professora Doutora Helena Veloso explicou que escreveu para ajudar estudantes e investigadores de psicologia, a aprofundarem na área da psicanálise, que como referiu, é ainda bastante inexplorada em Angola. A autora encerrou as intervenções agradecendo todos, em especial a Professora Doutora Ana Beatriz Freire e disse que “até aqui, Deus nos ajudou…a Ele toda a honra e toda a glória”.

Na cerimónia estiveram, ainda, a Vice-Reitora para Área Académica, Dra. Maria Helena Miguel, o Vice-Reitor para Investigação e Extensão Universitária, Padre Doutor Jerónimo Cahinga, do Frei Doutor José Sebastião, Director do CEIE (Centro de Ensino e Investigação da Ética), professores e estudantes da FCH, familiares e amigos da Professora Doutora Helena Veloso.

Outras Notícas